quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Balanço de leituras 2011

Com o aproximar do final do ano é chegada a hora de rever as leituras de 2011 e fazer uma escolha das mais marcantes.
Raramente um livro me desilude, até porque a escolha das minhas leituras é feita, de um modo geral, quando já tenho alguma informação sobre o livro em questão. No entanto há sempre alguns que sendo bons livros não tocam naquela corda que nos faz vibrar, do mesmo modo que com frequência vão surgindo surpresas muito positivas. Este ano que agora termina não foi diferente e dos oitenta livros completamente lidos ao longo  de 2011, muitos foram os temas, as proveniências e os estilos. 
A selecção dos favoritos do ano foi muito difícil,  e uma lista que teria à partida 5 títulos, passou a dez e no fim foi impossível reduzi-la a menos do que os 13 livros que menciono abaixo.
Esta é uma lista que corresponde aos meus gostos pessoais e não pretendo considerar que sejam estes os melhores livros do ano, mas foram os que mais me agradaram.
Deixo então a minha opinião e espero que desse lado me dêem conta das vossas.

Os Peixes também sabem Cantar, Halldór Laxness - Cavalo de Ferro
Os Exércitos, Evelio Rosero - Quetzal
Uma vida à sua Frente, Romain Gary - Sextante Editora
Ru, Kim Thúy - Objectiva
A questão Finkler, Howard Jacobson - Porto Editora
Deixem Falar as Pedras, David Machado - D.Quixote
Rabos de Lagartixa, Juan Marsé - D.Quixote 
Nascimento de uma Ponte,  Maylis de Kerangal - Teorema
Sartoris, William Faulkner - D.Quixote
Némesis, Philip Roth - D.Quixote
O Ouro dos Corcundas, Paulo Moreiras - Casa das Letras
O Retorno, Dulce Maria Cardoso - Tinta da China
O Sentido do Fim, Julian Barnes - Quetzal

Saliento que a ordem pela qual os títulos aparecem tem a ver apenas com a cronologia das minhas leituras.
Fica ainda a esperança que o ano de 2012 seja igualmente positivo.
Regina



Sem comentários: