quinta-feira, 22 de julho de 2010

Brooklyn

Este romance chega-nos com as excelentes referências que são o Costa Award, que ganhou, e a nomeação e selecção como finalista do Man Booker Prize.
Sendo a minha estreia na leitura deste já muito conceituado autor, entre outros já por três vezes finalista do Man Booker Prize, admito que me senti de imediato cativada pela objectividade, simplicidade e, no entanto, sensação de plenitude que a sua escrita me transmitiu.
A história divide-se entre os E.U.A. (Brooklyn) e a Irlanda natal da protagonista Eilis, que num pós-guerra sem perspectivas de futuro no seu país é, de algum modo, "empurrada" para uma partida para a terra das oportunidades. Aí tudo corre dentro de uma normalidade possível até à chegada da notícia da morte da sua irmã Rose. O mundo arduamente equilibrado de Eilis balança e esta sente-se forçada a regressar à Irlanda e à casa da mãe para lhe dar algum conforto. No entanto, à sua chegada descobre que não é a mesma pessoa que partira dois anos antes e, por outro lado, abre-se-lhe um mundo de novas possibilidades às quais é difícil resistir. Qual será a opção de Eilis?
Uma história de uma grande sensibilidade e que nos leva a concluir que nada nesta vida é só preto ou só branco e que o difícil é conseguir equilibrar e conjugar todas as outras tonalidades.

Regina

Sem comentários: