sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Terra Nova

O primeiro romance de Anthony de Sá, escritor Canadiano oriundo da comunidade emigrante Portuguesa em Toronto, é precisamente uma história sobre a emigração dos anos 50 do século XX para esta "Terra Nova". Acompanhamos Manuel, jovem Açoreano que vive em condições difíceis na aldeia de Lomba da Maia, sob o jugo de uma mãe dominadora e que decide embarcar no Argus- barco da frota da pesca ao bacalhau, para mudar a sua vida. Passamos pela sua experiência como pescador, como náufrago, a sua adaptação ao país de acolhimento, numa segunda fase o protagonista está estabelecido com a família e conhecemos os problemas sentidos pela 2ª geração.
O livro retrata de forma objectiva a luta dos que procuraram melhorar as suas condições de vida partindo para o estrangeiro e os seus sonhos tantas vezes frustrados. Apesar de nos falar dos anos 50, 70 e 80 do século passado e de as realidades locais serem agora substancialmente diferentes, Terra Nova mantém a sua actualidade quer por muitos dos portugueses de várias gerações se conseguirem identificar com as situações descritas, quer pelo facto de continuarmos a ser um país de emigrantes.
A escrita é límpida e sem floreados e a atenção aos pormenores é muito importante para a correcta transmissão destas realidades.
Regina

Sem comentários: