quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

A Três Vidas

João Tordo foi recentemente agraciado com o Prémio José Saramago, atribuído pelo Círculo de Leitores, pelo romance As Três Vidas. E como neste Natal este livro apareceu no meu sapatinho, pensei que seria uma óptima altura para conhecer este escritor.

Esta obra é cheia de suspense, levando-nos a seguir de perto a história que o narrador nos conta - como ele foi trabalhar para a Agência MP, uma misteriosa empresa que existe isolada da realidade, meticulosamente encoberta, e cujos objectivos, métodos e funções são desconhecidos até dos seus funcionários. Augusto Milhouse Pascal, o grande chefe, é um homem já de alguma idade, e é a figura central de todo o mistério. Mas a curiosidade é própria da natureza humana e o jovem narrador deixa-se levar por ela, tentando descobrir o que realmente se passa na agência. Apenas sabe, à partida, que os seus clientes são pessoas importantes, ligadas à cena política, a órgãos estatais, a guerras... a nível internacional. A descoberta será surpreendente, mas não irá a curiosidade matar o gato?... Leva-nos a pensar em como por vezes a verdade pode mudar a nossa vida...


De ritmo regular e relativamente lento até meio do livro, o desenlace de uma série de situações perto do final será intenso, quase estonteante, fazendo o livro valer ainda mais a pena. Certamente, um autor português a seguir de perto.

Patrícia

Sem comentários: