segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Saber Perder

"Para ser feliz é imprescindível saber perder"- são as palavras de David Trueba, o autor deste livro ao qual foi atribuído o Prémio Nacional da Crítica em Espanha, em 2008.
É disso que trata o livro, de perdas. Acompanhamos a vida de quatro personagens em Espanha - Sylvia (neta), Lorenzo (pai), Leandro (avô) e Ariel, um jogador de futebol argentino em início de carreira que vai jogar para uma equipa espanhola. Sylvia é uma adolescente de 16 anos, com maturidade algo superior à sua idade, mas com dúvidas e inseguranças inerentes à fase que atravessa. Lorenzo, divorciado e desempregado, tenta reconstruir a sua vida, sentindo-se um autêntico falhado. Leandro vê-se num momento em que tem de tomar decisões e tratar de coisas a que não estava habituado, por motivos de doença da mulher e, apesar da idade avançada, cede a alguns prazeres que não compreende, mas aos quais não consegue resistir. Todos escondem um segredo, mais um menos mórbido, mais ou menos grave. Todos perdem algo e têm de saber lidar com isso.


De leitura acessível (apesar das constantes gralhas que infelizmente se encontram), é envolvente e tem uma estrutura que consiste em contar pouco a pouco a história de cada personagem, que está a acontecer em simultâneo, o que aumenta a curiosidade no leitor. Mostra-nos a fragilidade do ser humano, a sua fraqueza e a sua força, a facilidade com que certas situações se descontrolam e como por vezes uma pessoa se pode sentir realmente patética. Como por vezes é necessário que aconteçam coisas terríveis, assustadoras para nos conhecermos melhor e para irmos para além do que imaginámos ser possível.

Patrícia

Sem comentários: