segunda-feira, 26 de outubro de 2009

O mar em Casablanca


Mais uma estreia para mim (que vergonha!).
Desta vez coube-me pegar no novo romance de Francisco José Viegas, que eu muito aprecio nas suas diversas facetas, mas de quem nunca tinha lido qualquer livro.
O mar em Casablanca é mais um pedaço de história da vida de Jaime Ramos, o detective famoso e protagonista de vários outros romances deste autor.
Os crimes acontecem no Douro mas a sua investigação faz Jaime Ramos viajar, e nós com ele, através do mundo, desde o Norte de Portugal até África, da Europa de leste até à América Latina. O narrador coloca questões da maior importância: A guerra colonial (o protagonista esteve na Guiné), a descolonização, a nossa relação com os países Africanos de expressão Portuguesa e sua população, a diáspora dos Portugueses, o comunismo, o amor, o envelhecimento, o cansaço,a relação de amor/ódio com o Douro, a dicotomia Litoral/Interior, os novos hábitos que vão surgindo nesta região, etc., sendo todos estes temas abordados de forma clara e informada, deixando denotar uma investigação profunda em várias áreas.
Escrita simples mas de extrema qualidade este é um livro onde transparece uma melancolia poética excepcional.
Devo confessar que esta leitura me colocou várias questões e me permitiu uma identificação total com algumas reflexões que vão surgindo ao longo do livro.É sem dúvida um dos melhores romances que já li este ano.
Regina

Sem comentários: