sábado, 5 de setembro de 2009

O Beijo - A Paixão de Gustav Klimt

O Beijo - A Paixão de Gustav Klimt
Elisabeth Hickey
Presença

Sinopse:

"O Beijo - A Paixão de Gustav Klimt" baseia-se em duas figuras históricas da actualidade: o pintor Klimt e a sua pupila e amante Emilie. Em Viena, «a mais bela e cosmopolita cidade em todo o mundo», nos finais do século XIX, Emilie é confiada pelo seu pai a Klimt para este orientar a sua filha a nível artístico. Com o passar do tempo, a relação afectiva entre ambos torna-se inevitável. Emilie torna-se sua amante e musa inspiradora da obra-prima "O Beijo", cujo nome Klimt pronunciou na hora da morte. A tumultuosa relação entre ambos é aqui descrita de forma artística enquadrada por uma história de amor que recria o núcleo cultural de Viena naquela época e acompanha a vida do mais famoso pintor do século XX.

Comentário:

“O Beijo” é uma história de amor turbulento, abafado e nunca clamado. Como pano de fundo, é-nos apresentada a vida em Viena nos finais do século XIX e inícios do século XX, não só na sua vertente cultural e artística, mas também com uns laivos políticos e sociais, em especial com a aproximação da Primeira Guerra Mundial.
Com uma escrita fluida, é uma história que nos prende e que se sente, com alguma ambiguidade, pois o protagonista é um daqueles “vilões” de quem não conseguimos evitar gostar. Adorei o livro de tal modo que, quando cheguei ao fim, deu-me vontade de relê-lo de imediato!

Se já leu, diga-nos o que achou!

Patrícia

Sem comentários: